Fwd: Linux

Começar a mensagem reencaminhada:

De: Francisco de Assis Teixeira Folhadella <folha@predialnet.com.br>
Data: ter mar 26, 2002 09:18:28 America/Sao_Paulo
Assunto: Linux
T enho um Power Mac G4/733 (audio digital) e gostaria de colocar um Linux também nele.
Para tanto já particionei o Hd em 5 (cinco) partes:
/dev/hda1 = 40 Gb OS X (instalado)
/dev/hda2 = 10 GB OS 9.2.2 (instalado)
/dev/hda3 = 32 MB BootLinux
/dev/hda4= 128 Mb Swap
/dev/hda5= +/- 10GB root
O MAC possui uma placa de video Gforce (NVidia - 32 MB) e o meu monitor é um APPLE DISPLAY STUDIO 17,conexão ADC.
Tentei instalar o SUSE 7.3 (PPC) porém só consegui usando um monitor SONY.
Mandrake 8.0, Debian 2.5 e YellowDog também tentei e não consegui. Li em um manual do Debian que para a sua instalação é preciso que se crie uma partição ,no inicio do disco de 800 KB para a inicialização do sistema (com opção de OS Mac ou Linux) pois as OS `s (9,2 e X) do Mac não permitem a sua instalação.
Gostaria de poder instalar o Debian (PPC) porem todo o processo de inicialização
transcorre normalmente sendo que o BOOT eu tenho que gravar pelo Shel, conforme explicacao do manual, tudo transcorre "normalmente" até o momento em que inicializo a máquina e percebo que o Boot não gravou.
O MAc é um PowerMac G4/733 , placa de Video Gforce, e o Monitor é um Apple Display com conexão ADC.Conforme relato abaixo tentei outros Linux porem em vão.
Algumas experiencias com outras distro que podem servir de subsidio
Quanto ao Suse o processo de inicilização com o monitor APPLE começa e logo após fica preto ,eu tive um problema semelhante com esta máquina ao passar do OS X 10.0.3 em português para o OS X 10.1 tendo que instalar antes transitóriamente o OS X10.0.4, a APPLE solucionou o problema me enviando um OS X 10.1 em português versão FULL, pois todos os CDs até então recebidos da Apple para este upgrade não funcionaram (não BOOTAVAM).
Existe um procedimento no manual do Suse em que prevendo este tipo de problema eles sugerem inicilalizarem da seguinte forma.
Entrar no firmware do Mac (OPTION+MAÇÃ+O+F) e digitar
"boot cd:, install video=aty128fb:1280x1240-8@60" porem no meu caso não resolveu. Mandei um Email para a Suse e eles me pediram um tempo para me responderem.
Quanto ao YellowDog este mesmo problema acontece , porem ao inicializar usando a tecla TAB, voce pode optar pelo tipo de kernel/boot e optando-se pelo "install-gui-kernel22",(se não me engano) a instalação transcorre normalmente mas ao reinicializar a máquina , constata-se que não foi instalado o boot do Linux , não se consegue inicializar o Linux seguindo todos os procedimentos que são sugeridos.
Quanto ao Mandrake seguindo o padrão da instalção ele inicializa normalmente porem ao entar no modo gráfico da instalação êle congela com a imagem totalmente distorcida. Experimentei a opção de inicializar com a tecla TAB bootando pelo kernel "install-text-kernel22" ,instalo porem recaio no problema de não inicializar o Linux.r
Em suma ,existem ao meu ver (leigo) alguns impedimentos para para o Linux instalar:
1) impostos pelo Sistema operacional nativo,
2) A Nvidia reescreveu vários drivers para suas placas de video rodarem com Linux;

3) conexão ADC (instalei o Suse com um Sony/AVG).
Obrigado.a todos.
Francisco Folhadella.