[LCFC] wml://www.debian.org/publicity/announcements/2017/20170617.wml

On Fri, Jun 16, 2017 at 05:10:04AM -0300, Marcelo Santana wrote:
> Em 15/06/17, às 15:03 -0300, Adriano Rafael Gomes
> <adrianorg@debian.org> escreveu:
>
> Seguem em anexo minhas correções e sugestões.

Willer e Marcelo, obrigado pelas revisões. Patch aplicado.

> Feito. ;-)

Obrigado :-)

    Se você estiver com tempo para isso agora, como eu devo fazer para
    saber qual é a pseudo-url correta? Ou melhor, você pode me indicar
    onde fica a documentação sobre o processo de tradução de um anúncio
    como este que estamos traduzindo, por favor?

Marcelo, se você concordar, eu prefiro que você faça a publicação, como
nos lançamentos anteriores, por favor, incluindo o site e listas de
discussão do Debian. Você tem a experiência para isso. Você aceita?

Segue para LCFC.
# $Id$
# $Rev$

<define-tag pagetitle>Lançado o Debian 9 <q>Stretch</q></define-tag>
<define-tag release_date>2017-06-17</define-tag>
#use wml::debian::news
#use wml::debian::translation-check translation="1.1" maintainer="Marcelo Santana"

apresentar a sua nova versão estável 9 (codinome <q>Stretch</q>), que será
suportada durante os próximos 5 anos, graças ao trabalho combinado da
equipe de <a href="https://wiki.debian.org/LTS";>Suporte de Longo Prazo do Debian</a>.

ao fundador do projeto, Ian Murdock, que faleceu em 28 de dezembro de 2015.

A substituição dos pacotes do MySQL 5.5 ou 5.6 pela variante MariaDB 10.1
acontecerá automaticamente na atualização.

O Firefox e o Thunderbird retornam ao Debian com o lançamento da <q>Stretch</q>,
e substituem as suas versões com as marcas removidas Iceweasel e Icedove, que
estiveram presentes no repositório por mais de 10 anos.

Graças ao projeto <q>Reproducible Builds</q>, mais de 90% dos pacotes fonte
incluídos no Debian 9 construirão pacotes binários idênticos bit-a-bit.
Essa é uma funcionalidade de verificação importante que protege os usuários
contra tentativas maliciosas de adulterar compiladores e redes de construção.
Versões futuras do Debian incluirão ferramentas e metadados para que usuários
finais possam validar a procedência de pacotes dentro do repositório.

Administradores e aquelas pessoas que estão em ambientes sensíveis a
segurança podem se confortar em saber que o sistema gráfico X não exige mais
privilégios de <q>root</q> para executar.

# translators: the gnupg paragraph is taken from the release notes

Isso traz criptografia de curva elíptica, padrões melhores,
uma arquitetura mais modular e suporte melhorado a smartcards.
Nós continuaremos a fornecer a ramificação <q>classic</q> do GnuPG como gnupg1
para pessoas que precisam dela, mas agora ela está obsoleta.

Os pacotes de depuração estão mais fáceis de obter e usar no Debian 9 <q>Stretch</q>.
Um novo repositório <q>dbg-sym</q> pode ser adicionado à lista de fontes do APT para
fornecer símbolos de depuração automaticamente para vários pacotes.

O suporte a UEFI (<q>Unified Extensible Firmware Interface</q>), introduzido
primeiramente na <q>Wheezy</q>, continua a ser consideravelmente melhorado na
<q>Stretch</q>, e também suporta a instalação em firmware UEFI de 32 bits com
um kernel de 64 bits. As imagens Debian live agora incluem suporte à
inicialização UEFI como uma nova funcionalidade, também.

Esta versão inclui vários pacotes de software atualizados, tais como:
<ul>
<li>Apache 2.4.25</li>
<li>Asterisk 13.14.1</li>
<li>Chromium 59.0.3071.86</li>
<li>Firefox 45.9 (no pacote firefox-esr)</li>
<li>GIMP 2.8.18</li>
<li>uma versão atualizada do ambiente de área de trabalho GNOME 3.22</li>
<li>Coleção de Compiladores GNU 6.3</li>
<li>GnuPG 2.1</li>
<li>Golang 1.7</li>
<li>KDE Frameworks 5.28, KDE Plasma 5.8, KDE Applications 16.08 e 16.04 para
componentes PIM</li>
<li>LibreOffice 5.2</li>
<li>Linux 4.9</li>
<li>MariaDB 10.1</li>
<li>MATE 1.16</li>
<li>OpenJDK 8</li>
<li>Perl 5.24</li>
<li>PHP 7.0</li>
<li>PostgreSQL 9.6</li>
<li>Python 2.7.13 e 3.5.3</li>
<li>Ruby 2.3</li>
<li>Samba 4.5</li>
<li>systemd 232</li>
<li>Thunderbird 45.8</li>
<li>Tomcat 8.5</li>
<li>Xen Hypervisor </li>
<li>o ambiente de área de trabalho Xfce 4.12</li>
<li>mais de 51.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos
a partir de pouco mais de 25.000 pacotes fonte.</li>
</ul>

Com essa ampla seleção de pacotes e seu tradicional amplo suporte de
arquiteturas, o Debian mais uma vez se mantém fiel ao seu objetivo de
ser o sistema operacional universal. Ele é apropriado para muitos casos
diferentes de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de
desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de bancos de dados,
web ou armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais para garantia de
qualidade, como instalação automática e testes de atualização para todos os
pacotes do repositório do Debian asseguram que a <q>Stretch</q> satisfaz as
altas expectativas que os usuários têm de uma versão estável do Debian.

Um total de dez arquiteturas são suportadas:
PC de 64 bits / Intel EM64T / x86-64 (<code>amd64</code>),
PC de 32 bits / Intel IA-32 (<code>i386</code>),
PowerPC de 64 bits little-endian da Motorola/IBM (<code>ppc64el</code>),
IBM S/390 de 64 bits (<code>s390x</code>),
para ARM, <code>armel</code>
e <code>armhf</code> para hardware de 32 bits antigo e mais recente,
e para MIPS, em adição às duas arquiteturas de 32 bits <code>mips</code>
(big-endian) e <code>mipsel</code> (little-endian), há uma nova arquitetura
<code>mips64el</code> para hardware de 64 bits little-endian.
O suporte para PowerPC de 32 bits da Motorola/IBM (<code>powerpc</code>)
foi removido na <q>Stretch<q>.

<h3>Quer testá-lo?</h3>
Caso você queira simplesmente testar o Debian 9 <q>Stretch</q> sem ter que
instalá-lo, você pode usar uma das imagens live disponíveis, que carregam e
executam o sistema operacional completo em um estado somente de leitura através
da memória do seu computador. Se você gostar do sistema operacional, você tem
a opção de instalá-lo no disco rígido do seu computador a partir da imagem live.
A imagem live está disponível para CDs, pendrives USB e configurações com
inicialização via rede. Inicialmente, essas imagens são fornecidas apenas para
estão disponíveis na <a href="https://www.debian.org/CD/live/";>seção de imagens
de instalação live no site web do Debian</a>.

Caso você prefira instalar o Debian 9 <q>Stretch</q> diretamente no disco
rígido do seu computador, você pode escolher entre uma variedade de mídias de
instalação, tais como discos Blu-ray, DVDs, CDs e pendrives USB, ou através da
rede interna. Diversos ambientes de área de trabalho &mdash; GNOME, área de
trabalho KDE Plasma e seus aplicativos, LXDE e Xfce &mdash; podem ser instalados
através dessas imagens com a sua seleção desejada escolhida a partir dos menus
de inicialização das mídias de instalação.
Além disso, CDs e DVDs multiarquitetura estão disponíveis, os quais suportam
instalação de múltiplas arquiteturas a partir de um único disco. Ou você sempre
pode criar uma mídia de instalação USB inicializável
(veja o <a href="$(HOME)/releases/stretch/installmanual">Guia de Instalação</a>
para mais detalhes). Para usuários de nuvem, o Debian também
oferece <a href="http://cdimage.debian.org/cdimage/openstack/current/";>imagens
<code>arm64</code>, prontas para uso.

O Debian agora pode ser instalado em 75 idiomas, com a maioria deles disponível
tanto em interfaces de usuário baseadas em texto como gráficas.

As imagens de instalação podem ser baixadas agora mesmo via
em breve estará disponível em mídias físicas de DVD, CD-ROM e discos Blu-ray
a partir de vários <a href="$(HOME)/CD/vendors">fornecedores</a>, também.

<h3>Atualizando o Debian</h3>
As atualizações para o Debian 9 a partir da versão anterior, Debian 8 (codinome
<q>Jessie</q>), são tratadas automaticamente pela ferramenta de gerenciamento
de pacotes apt-get na maioria das configurações. Como sempre, os sistemas
Debian podem ser atualizados de forma indolor, no local, sem qualquer
indisponibilidade forçada, mas é fortemente recomendado ler as
como o <a href="$(HOME)/releases/stretch/installmanual">guia de instalação</a>
para possíveis problemas, e para instruções detalhadas de como instalar e
atualizar. As notas de lançamento serão melhoradas e traduzidas para outros
idiomas nas semanas após o lançamento.

<h2>Sobre o Debian</h2>

O Debian é um sistema operacional livre, desenvolvido por milhares de
voluntários ao redor do mundo que colaboram através da Internet. O pontos
chave do projeto Debian são a sua base de voluntários, a sua dedicação ao
Contrato Social do Debian e ao Software Livre, e o seu compromisso de fornecer
o melhor sistema operacional possível. Este novo lançamento é outro passo
importante nessa direção.

<h2>Informações de contato</h2>

Para mais informações, por favor, visite as páginas web do Debian em
para &lt;press@debian.org&gt;.