Re: Linux nao e software Livre (Sera que e OT?).

Já fui radical com gnu/linux até precisar de dinheiro.
Então passei a usar o que funciona.
Hoje tenho Debian com repositório non-free.
Uso windows no virtualbox quando preciso.

Entenda:
No zoológico você tem um animal preso.
Como o usuário ao seu sistema.

Todo dia ele recebe comida sem fazer esforço.
Como o usuário acostumado com seu sistema.

Se você solta o animal do zoológico na selva.
Ele morre de fome ou aprende a caçar.
Como um usuário sem seu sistema favorito.
Ele procura outro sistema ou para de usar o computador.

Mas mesmo que o animal do zoológico tenha aprendido a caçar ou que seja um animal nascido em liberdade na natureza.
Ele não deixa de ser oportunista. Se vê comida de graça em um prato. Ainda que desconfiado ou que leve o dia
inteiro ele vai comer esta comida.
Assim um usuário se puder irá colocar seu software favorito e que funciona em seu computador e usar.
Nos também somos animais e digo que somos muito oportunistas.

Ou você deixaria de comer?
Se a única forma de sobreviver fosse ter o plugin do flash da adobe,  o java da sun, o driver da nvidia instalado no seu Debian.
Você não instalaria.?
Eu prefiro que minha nvidia funcione de forma adequada, assim como minha placa de wireless.
Por exemplo no kernel o módulo ath5k para mim não funciona 100%.
O que eu faço segundo a matéria? Espero uma distribuição 100% livre achar uma solução?
Que bom que o madwifi funciona para mim. Ou seu seria um usuário de driver proprietário com certeza.
O importante é que eu possa ter um equipamento produtivo.
Para trabalhar e gerar dinheiro para minha família tive que ter estes softwares, drivers  e outros mais.

Se fosse seguir a risca o Senhor Richard Stalman será que ele me daria liberdade com dinheiro?
Note que eu não sou contra a proposta de Richard Stalman. Eu apoio sua proposta. Temos de ter uma diretriz.

Mas sou realista a coisas que somente o Gnu/Linux pode fazer e a coisas que somente os softwares concorrentes/proprietários podem fazer de
forma eficiente e satisfatória.

Acho que a principal preocupação não deveria ser sobre que aplicativo e/ou sistema é livre ou não.
Mas sim sobre formatos e protocolos compatíveis entre as aplicações.
Se o formato ou protocolos fossem livres eu realmente teria a liberdade de escolher qual software usar.
Pois todos iriam trabalhar de forma satisfatória.

Tem muitas pessoas que não concordam comigo.
Mas graças ao bom Deus temos pontos de vista diferentes neste planeta.
Caso contrário correríamos o risco de progredir de forma lenta em nosso conhecimento.
Até

--
Alexandre Pereira Bühler
Linux User: 397.546

Simão & Bühler Ltda (Infobrindes)
Instalação, manutenção e venda de servidores GNU/Linux.
http://www.simaoebuhler.com.br
alexandre@simaoebuhler.com.br
Telefones: (41) 3538-5428

Infobrindes (Simão & Bühler Ltda)