Re: [OFF] Politica Debian

2009/7/1 Bruno Buys <bruno.grupos@gmail.com>:
> Pessoal,
> A posição do stallman e da fsf é uma posição ética, ideológica. Não faz
> sentido cobrar um benefício prático ou pragmático de um posicionamento
> ideológico.
> Na grande maioria das vezes ter um posicionamento ideológico e/ou moral
> sobre alguma coisa só vai restringir a sua gama de ações possíveis. Porque
> quem tem uma posição moral não rouba, não entra em esquemas pra se dar bem,
> não contorna as limitações que a sociedade reconhece como importantes. Agir
> segundo uma posição moral só traz restrições, nunca vantagens.
> [...]

Matou a pau! Acho que essa era a resposta que eu queria ouvir. =)

Acho que a questão então tem mais a ver com o quanto cada um vê
questões morais nos programas de computador ou não. (É como se
importar em matar insetos ou não, pensando numa comparação ridícula.)

Eu sempre concordei que o software proprietário é um obstáculo ao
progresso científico, mas acho também que a postura do Stallman e da
FSF atribui um sentido ético e moral exagerado à questão. Não acho que
não ter nenhum software seja melhor do que ter um proprietário.

Abraços.