Dúvida Cruel

Boa noite, Caros Amigos Debianos.....

Preciso da opinião de vcs sobre uma dúvida que tenho e precisa ser sanada rapidinho.....
Estou tentando convencer o meu "Querido Chefinho" (hehehe), a usarmos Desktop Linux...., como sou louco pelo Debian, instalei o mesmo em duas máquinas... porém o "usuário final", não estão me dando sossego, por não conseguirem nem mesmo instalar um plugin flash, por exemplo!!!!
Então, a dúvida é a seguinte, qual a distro, baseada em Debian, é claro....., seria a mais fácil ou mais parecida com o Ruindows! Testei o Ubuntu, achei ele meio pesadinho! Testei o Big Linux, muito fácil,.... bonito...., também testei o Sidux, fiquei doido com a bagaça... muito bom, vôou baixo em uma maquininha razoável......, porém, não é tanto quanto fácil o Ubuntu ou Big Linux! E aí, o que decidir? Aceito sugestões......

Abraços,
E bom final de semana a todos!
Fabiocs

--