Configurando rede, ifconfig...

Bom dia pessoal

tenho duas placas de rede instaladas
porque quando eu digito ifconfig só aparece uma(eth1) e o loopack ?

editei o /etc/network/interfaces, coloquei a eth0, mas nada

e outra: a eth1 recebe internet via DHCP
o que eu quero realmente é que ela pare de fazer isso, quero que a eth0 se conecte ao meu provedor e que a eth1 envie internet aos outros computadores da minha rede possivelmente eu posso fazer isso com iptables, mas vou ter que editar algum outro arquivo ?

Agradeço desde já

Abraços
Danilo

MSN Messenger: converse com os seus amigos online. http://messenger.msn.com.br