Re: rdsi (isdn)

On Mon, 04 Sep 2000, Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra wrote:
> 	Mas já que você tocou nesse assunto, estou balançando entre o RDSI e o
> DSL.  No site da Telefônica não constam informações suficientes para uma
> boa comparação de preço e conveniência.  Com base em que você decidiu
> pelo RDSI?

O DSL tem a eficiência quase diretamente relacionada com o tamanho do laço
local entre teu modem DSL e a estação DSL (estação remota da Telefônica que
serve de ponte entre os DSLs da área e o backbone ótico da telefônica) na
outra ponta, portanto se você tiver azar e estiver longe (em metros de cabo.
Morar na cobertura dum edifício alto pode fazer diferença) da estação remota
mais próxima, a performance pode ser bem ruim.  Também ouvi falar que
emissoras AM e ADSL não se dão bem :-)

Lembre-se de prestar atenção pro fato que no DSL a largura de banda de
upload e download podem ser diferentes...

RDSI é limitado a 64kb/s ou 128kb/s dependendo de quantas linhas usa (não
sei qual é a da telefônica). DSL *pode* ser mais rápido que isso, mas
depende do tamanho do laço, de interferências (rádios AM próximas? :-) ), e
se alguém vai ou não por um traffic shaper na outra ponta da linha pra
limitar tua banda na marra.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond