Re: Resultado da reunião de 28/01/2022 e prioridades na tradução

Obrigado, Paulo! Seguem as minhas complementações:

 * Foi criada uma página para controle de tradução de serviços e infraestruturas do Debian [1]. No momento, tudo o que poderia ser traduzido já está em processo de revisão. Faltam pessoas interessadas em ajudar a internacionalizar as aplicações. Fica a ideia de construirmos essa iniciativa que envolve as áreas de programação e tradução.

 * A parte de tradução dos arquivos po-debconf se refere a ajudarmos o Adriano, principalmente colaborando antecipadamente para o próximo lançamento do Debian. Isso implica em qualificar a equipe nos fluxos e ferramentas específicos.

 * A prioridade de tradução de apt, dpkg e aptitude nos parece bem importante. Discutimos a utilização do Weblate, que tem interface gráfica, mas permite acesso via git. Esse parece ser um caminho que pode atender a todos os gostos.

 * Em encontros anteriores, foi levantada a utilização de traduções automáticas. Precisamos conversar sobre como utilizá-las, sem perda de qualidade e através de fluxos de trabalho bem definidos.

 * Também conversamos a respeito da continuidade da oficina DDTP/DDTSS para iniciantes, que deu muito certo nas últimas vezes. Sugiro fazer no dia 14 de fevereiro, vinculando com o "I love Free Software Day" da FSFE [2]. Posso ficar responsável pela oficina, lançarei o chamado para preparação nos próximos dias.

 * Outro ponto foi a continuidade dos encontros em que discutimos temáticas relacionadas ao trabalho de tradução, com a Sheila (tradutora profissional) e a Juliana (doutora em Letras/Tradução). Lancei a proposta de também convidarmos a comunidade Debian internacional. Já estou elaborando o projeto e mais para frente discutimos os detalhes.

[1] https://wiki.debian.org/Brasil/Traduzir/Services
[2] https://ilovefs.org

Abraços,
Thiago Pezzo (Tico)