Edição não-linear

Um tema que me interessa muito desenvolver com software livre é a edição
não-linear de vídeo digital. Há iniciativas dos desenvolvedores Debian neste
sentido? Sei pouco a respeito, a única referência que tenho nesta área é o
Kino, software de edição que substituiria o Adobe Premiére e similares
proprietários. Também não sei como anda o diálogo do GNU/Linux com hardware
de captura de vídeo (placas pinacle e outras). Estou acessando a lista para
pedir informações a este respeito e, se ainda não há iniciativa nesta área,
propor que os voluntários do Debian assumam este desafio. Seria um salto
considerável para a produção cultural alternativa se pudéssemos servir uma
distribuição Debian voltada para a produção de cinema digital.
Não me comunico bem em inglês, por isto postei esta mensagem na lista em
Português. Agradeceria se algum dos membros repassasse o conteúdo para
outras listas em inglês.
Abraços,
João Flávio
Florianópolis/SC