GAR - discutindo algumas ideias

Olah KoV!

Em Fri, 3 Jan 2003 02:33:40 -0200, Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>
escreveu:

| nos
|
| Acho o GAR legal, usei o garnome algumas vezes. Sinceramente não testei
| ainda o bicho, mas você já viu se o apt-src não tem o que você quer?
| Por que não melhorá-lo ao invés de criar o apt-gar?

Por um motivo muito simples: o apt-src trabalha sobre pacotes source do
Debian. Acho que me expressei mal na ultima mensagem (ou naum fui
adequadamente compreendido). Naum estava falando de pacotes source do Debian!
Estava falando de pacotes pristine! Tarballs baixados diretamente do site do
autor ou quem quer que seja.

O GAR (assim como o Ports) trabalha sobre os sources originais. Por isso o
apt-gar seria muito mais util para nos, developers, do que para o usuario
comum. No entanto, o usuario avancado iria gostar tambem.

| Isso passa por cima do nosso dpkg-source... acho que seria reinventar a
| roda, melhor investir no dpkg-sourcev2

Novamente naum. O dpkg-source trabalha sobre o .dsc e o orig.tar.gz que nos
fornecemos. Estou falando de baixar o codigo diretamente do lugar de onde ele
veio.

Os targets que eu mencionei para o apt-gar (fetch, checksum, extract, patch,
configure, build e install) saum exatamente os mesmos targets do GAR. Minha
ideia eh fazer um apt-backend para o GAR, ou seja, utilizar o GAR para gerar
pacotes .deb, entende?

Alem disso, com um repositorio de Makefiles (gar.debian.org como sugeri),
pouparia um tempo imenso do desenvolvedor. Poderiamos melhorar o nosso ciclo
de release.

Eh claro que o usuario avancado iria amar, mas o publico alvo eh o developer,
saca?

Novamente: **naum** estou propondo substituir o dpkg ou qqer de suas
ferramentas. O motivo? Muito simples: naum hah nada, no Debian hoje, que
trabalhe sobre os tarballs originais, somente sobre os tarballs que nos
dizemos que eh o original.

[]s

Pablo

--