Re: Executar um programa no modo gráfico no momento da inicialização do Debian

Olá, Amarildo, tudo bem?

Seguinte, isso vai depender de qual interface gráfica você está usando.
No meu Debian estou usando o Xfce4, então eu consigo colocar um comando para executar sempre que eu faço login no sistema.
Nesse caso, eu vou em Applications (meu inicar haha) -> Settings -> Session and Startup.
Clico na aba Application Autostart e no botão +.
Finalmente, eu coloco o comando que eu quero que execute.

Por exemplo, eu coloquei o comando Thunar, então toda vez que eu faço login no sistema, abre o gerenciador de arquivos.
No teu caso, seria apenas substituir o comando Thunar pelo comando que inicializa o teu programa Pascal.

Se você não estiver usando o Xfce4, posta o nome da tua interface gráfica para ficar mais fácil de ajudar.

Espero ter ajudado.

Abraços.