Re: Como detectar defeitos de hardware?

> De fato o Debian tem seus problemas com placas de vídeo Intel

Não, pelo contrário: os adaptadores de vídeo Intel são os melhor
suportados há anos.  A Intel, até onde sei, é a única que documenta as
informações necessárias para o desenvolvimento e depuração dos
acionadores de dispositivos do Linux e do X11.

> mas, não são
> problemas do sistema, ele apenas não instala todos os aplicativos
> necessários para ela, você deve instalar manualmente.

Poderias ser mais específico?  Que aplicativos seriam necessários?

> Os motivos normalmente são as licenças de uso, pois o debian trabalha apenas
> com aplicativos 100% openSource, caso o driver da Intel não esteja dentro
> destes requisitos, a equipe do Debian não os coloca em sua distribuição.

Não exatamente, o Debian aceita /firmware/ proprietário.  Tanto que há
derivados do Debian que são puros, e homologados pela FSF.

> A Intel possui um site dedicado ao linux, veja o link:
> https://01.org/linuxgraphics/downloads
>
> Ali você encontra os drivers atualizados para sistemas linux, no seu caso
> procure pelo driver para Ubuntu e verifique qual a sua plataforma 32 bits ou
> 64 bits.

O consulente original quer rodar Debian, não Ubuntu.  E normalmente é
melhor rodar com os acionadores de dispositivo da distribuição,
testados e homologados na mesma.  Esses binários da Intel servem ou
para quem está montando seu próprio sistema operacional, ou (mais
provavelmente) para quem encontrou algum problema muito específico com
o que vem na distribuição.

> Tente utilizar o driver mais atualizado, encontrado problemas, passe para os
> mais antigos e assim por diante.

Pelo contrário: use o da distribuição, encontrando problemas relate-os
e verifique se foram corrigidos nalguma versão mais nova.  Dependendo
da situação, pode valer a pena passar para a /testing/ ou usar o
binário da Intel.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leandrod@jabber.org