Debian squeeze "congelando"

Olá pessoal,

Eu estou enfrentando problema de "congelamento" do debian squeeze, em duas maquinas recém instaladas. É a primeira vez que tento utilizar a distribuição em desktops e instalei com o gnome e gdm3 (instalação padrão)

O sistema simplesmente trava sem motivo aparente. Num destes travamentos o sistema ficou como o relatado em outra thread "Debian não faz login", só que entrando pelo modo de recuperação, desativei o carregamento do gdm3 para ficar com o ambiente texto. Neste modo a maquina não travou em nenhum momento. Mas com minha pouca experiência com o ambiente gráfico não consegui recuperá-lo. Mesmo desinstalando o gnome e o xorg (fiz a besteira de apagar os diretorios das configurações destes serviços no /etc) e depois reinstalando-os ( não sei porque ele não recriou todas as configurações do /etc) acabei que conseguia inicializar o gdm3 mas quando fazia o login, ele acusava que não era possivel criar uma sessão para o usuário.
Acabei perdendo a paciencia e reinstalei o debian.

Instalei o sistema em uma segunda maquina com configuração diferente e logo após instalar já começou a travar.

Ah, ambas a maquinas instalei com o netinst para 32 bits

Alguém tem tido experiência parecida com o squeeze ?
Alguma dica que possa me ajudar ?

Grato