Re: Fwd: EeePC serie 900 com Lenny

Olá Silvino!

> Estou a pensar em ter um brinquedo igual, qual será a melhor forma, ou
> pelo menos a
> mais simples para pessoal muito leigas migrarem do sistema que vem
> instalado para o lenny ?

No momento não recomendo que pessoas leigas migrem do sistema que vem
instalado para o Lenny, a instalação do sistema básico é relativamente
simples mas alguns pequenos problemas vão dar algum trabalho. O novo kernel
tem alguns pequenos problemas com a maquina e os bugs ainda não estão 100%
corrigidos.

A maneira como eu fiz foi usando um USB stick com o instalador do debian e dai
continuei a instalação normal via rede da mesma forma como faria com um PC
normal.

Mas como falei ainda existem problemas que precisam ser resolvidos e
otimizações que tem de ser feitas, se você não se sente apto a fazer essas
correções você mesmo talvez seja melhor esperar.

> Era excelente se existisse um script que o fizesse de forma automática
> com recurso ao
> debootstrap ou algo do género.

Acredito que no futuro instalador ainda esta sendo desenvolvido e vai
trabalhar da mesma forma como o instalador do debian trabalha. Se você
consegue instalar um debian vai conseguir instalar no seu EeePc mas por
enquanto ainda não esta nesse ponto.

Por outro lado, se seu objetivo for aprender e você for uma pessoa que não
desiste fácil, e não tem medo de passar semanas (talvez meses) resolvendo
problemas de instalação e otimizando o sistema, recompilando e reajustando,
com certeza vai ter muita diversão.

Se decidir instalar pode contar comigo para ajudar mas tenha certeza que o
processo não vai ser fácil, não vai ser automático, e não vai ser rápido.
Pelo menos ainda não.

Abraços!

--
Cesar Gimenes http://www.crg.eti.br