OFF - melhor midia e drives para backup

Montei um servidor Debian, que será utilizado prioritariamente para armazenamento de dados (arquivos de diversos tipos), com capacidade de aprox. 1.5TB (são 4 HDs de 750GB, configurados como RAID 10).

Estima-se uma demanda futura de cerca de 300GB/mes. Os dados não necessitam ficar permanentemente armazenados neste servidor, pois após processados serão utilizados apenas para consultas esporádicas.

Como o volume de dados é relativamente alto, imagino que seria mais prático, e confiável, utilizar fita magnética. Fiz uma pesquisa básica na Internet, mas sinceramente não consegui me certificar de quais drives e tecnologias seriam mais adequados e totalmente compatíveis com Linux/Debian, e, de preferência, disponíveis no Brasil.

Como os arquivos deverão ficar armazenados por longo tempo (circa de 5 anos), talvez fitas WROM sejam um boa solução em termos de custo/benefício.

Como não tenho experiência prática no assunto, venho apelar aos colegas uma orientação a respeito, de quem já convive(eu) com situação semelhante. Dei uma espiada nos sites da Quantum e Sony, mas não consegui chegar a nenhuma conclusão.

saudações

--
Vinicius