Alocar uma certa quantidade de memoria. (script, comando, programa)

Galera, boa tarde.

Alguem sabe alguma maneira que eu possa alocar uma certa quantidade de
memoria e depois liberar, apenas para testes?

Tenho um sistema de gerenciamento de jobs no qual o usuário tem que
informar o tanto de memória que o job dele irá usar. Eu impus um
limite e agora quero testar se está funcionando.

Como posso fazer um programa ou script ou comando ou qq coisa utilizar
o tanto de memória que eu especificar enquanto estiver rodando?

Por exemplo 10GB de memória.

Obrigado.

Denis.
CCNA CSCO11109942