Re: Tem como otimizar a conexao XDMCP

Ronaldo Reis Junior escreveu:
as vezes eu conecto no meu computador via XDMCP, pelo gdm mesmo. A conexão entre os dois se dá via Wireless <-> Roteador <-> Cabo. As velocidades ficam em torno de 650kb/s chegando a picos de 1000kb/s. Eu ainda acho meio lento a conexão e usa muita banda, é assim mesmo? Tem como otimizar isto tipo compactando a conexão? Se tem, como seria feito?

Olá,

O XDMCP é um protocolo pensado em que a máquina da ponta tem ínfimo poder de processamento, assim, ele já fornece as informações para construção das mudanças na tela exigindo o mínimo possível da máquina terminal. Em contra-partida, isso toma uma boa banda da conexão quando as mudanças na tela são grandes e a altas taxas, tipo animações e filmes. Diante disso, diminuir a resolução e cores por pontos (depth) ajudam na performance. Outra coisa, pode usar o protocolo/sistema VNC, o qual é mais voltado para o otimizar uso de banda, mas exige mais do terminal. Nunca usei, mas já ouvi/li sobre protocolos SLIP e CSLIP, que comprimi via um algoritmo específico os dados transmitidos, usando o sistema Xremote, se não me engano. Bom, acho que já dei um chute inicial, agora você precisa trabalhar um pouco para ver o que consegue. Depois manda para lista os resultados obtidos.
   Boa sorte!

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato