Re: Nomes de arquivos acentuados na particao windows

On Mon, 01 Nov 2004 19:18:59 -0300
Othon <othonbb@yahoo.com.br> wrote:

> Roberto, obrigado pela dica.
>
> Configurei da forma abaixo (atualmente pede-se que use nls=utf8 em
> vez de somente utf8):
>
> /dev/hde1  /mnt/win    ntfs nls=utf8,gid=1000,umask=002  0  0
>
> Mas não adiantou muito não:
>
> O diretório Propietário, por exemplo, que antes era exibido como
> Propriet ario, agora aparece assim: Proprietário. Foi como trocar
> seis por meia-dúzia.

 Desculpa. Uma informação faltando aqui...
 Uso utf-8 no meu sistema. :-)
 Mas pensei que ele pudesse fazer algo de útil com essa linha.

 Pelo que disse neste seu e-mail, me é óbvio que "deu certo", mas
ainda assim ele está interpretando em utf8 no seu sistema
provavelmente latin1. Por exemplo, tente um:

 $ ls | iconv -f utf8 -t latin1

 (listar e jogar a saída para ser convertida de utf8 para latin1)

 Vai ver que vai mostrar direito.

 Então, outra sugestão que te daria seria usar cp1251, se não me
engano. Negócio é testar e encontrar qual era a codificação
brasileira. O pessoal comenta das páginas de código de DOS, mas elas
não vão dar certo, penso. Latin1 é diferente das CP do DOS e quem
programou sabe que o seu printf("meu texto acentuado lá lá lá");
mostrava-se estranho no DOS.

 Você está no caminho certo. Não desista.

 Abraços,

 Roberto - que deseja um mundo mais internacionalizado com unicode e
usa unicode porque quer nomes de arquivo em japonês e português
vivendo pacificamente e harmoniosamente juntos.