Dúvidadas de Iniciante

Prezados Amigos:

Baixei o Debian 3 (Sarge) em português, instalei, mas preciso de ajuda:

1. O Grub mostra nas opções minha partição windows  XP (hda1), porém ele trava ao tentar entrar no windows;
2. Como faço para colocar na área de trabalho um atalho para a partição windows?
3. Qual é o programa de discagem para a conexão com a internet? Como eu faço para acioná-lo ?

Baixei o FAQ e o Guia Prático do Debian, mas não encontrei as respostas.

Tem como eu saber se tem algum usuários inscrito na lista, que sejam aqui de Foz do Iguaçu PR ?
Se tiver alguém, por favor entre em contato para trocarmos informações.

Obrigado!

Almir.