Re: santa ignorancia!

> Galera,
>
> A minha opinião qnto a isso tudo(se eh que interessa a alguém) é que não
> devemos ser chiitas ao ponto
a opiniao de todo mundo interessa ...
> de abrirmos enormes discussões sobre isso(apesar de estar fomentando
> isso agora).
esta discussao eh antiga, varias pessoas realmente boas em debian deixaram a
lista por causa de coisas deste tipo.
> Concordo plenamente com o Raphael Barreto quando ele diz q esse tipo de
> assunto não está no escopo da lista,

todo mundo concordou com isto, uns dois ou tres que tao criando caso.

>  mas tb acho que simplismente ficar xingando, brigado e batendo boca aki
> porque fulano respondeu  é
> estupidez(inclusive da minha parte, pois estou enviando esse e-mail).

concordo de novo ...
mas como eu ja falei tem o fator humano no meio ... muita gente ja ta cheia
deste tipo de thread na lista, thread pedindo moderador e de coisas do tipo
"quero driver pra placa X do windows XP" como ja rolou aqui. entao nego
stressa mesmo ....

> Mas como usuário novado
> do Linux(2 anos) e especialmente Debian(5 meses), eu acho que a lista
> devia ser menos dura com esses assuntos,
> e como muitos disseram: se vc num gosta, num sabe ou acha inútil
> responder, fique calado e responda o q vc sabe,
> assim vc não se estressa e nem estressa ninguém...

nao acho que o problema seja nao responder ... o problema eh voce assinar
uma lista de debian e ser discutido nela coisas do windows.
acho que deveria ser consenso de todo mundo ignorar emails deste tipo ...
simplesmente ignorar

> Acho q o assunto Windows nao deve ser abordado aki, porém dizer que SL
> num é o foco dessa lista é mentira...
> afinal, eu não vejo ninguém aki tratando de outra coisa que não seja
> SL... não estou dizendo com isso que tudo o
> q eh SL deva ser abordado aki como assunto principal, mas como alguns
> disseram, se eh SL, e vai, de alguma forma,
> ajudar ou contribuir para o conhecimento da pessoa, e se alguém pode
> responder, porque não fazê-lo(e pq qndo fazê-lo,
> fazê-lo em pvt?)?

o escopo da lista nao eh SL, SL eh um conceito muito abrangente e que eu
acho que nem todo mundo da lista entende. o problema nao eh o topico e sem o
escopo onde este topico esta inserido.
gostei da ideia .... quer responder email de offtopic ... responda em pvt
cara tu eh um genio .... (nao to sendo ironico)
se todo mundo adotasse sua sujestao  seria otimo

> E novamente entramos na questão do foco da lista, mas para ser bem
> sincero, vejo q esse foco foi meio perdido...
> afinal o tanto de tópicos sobre coisa q num é exclusivdiade do Debian(e
> q em muitos casos nem do Debian se trata)
> e que eh respondida aki... Agora, se nós só vamos tratar do Debian, eu
> vou, sinceramente me descadastrar,
>  pq não é meu interess apenas o Debian, mas sim aprender sobre
> comunidade, SL, Linux e outras coisas q
> só no mundo do SL é possivel que aprendamos(e isso implica uma
> comunidade) e que aki nessa lista têm sido
> bastante abordado.

listmaster@lists.debian.org
é simples assim.

> [...]
> com ela, e não apenas os "iniciados"
> retenham esse conhecimento... isso é típico do software propietário,
> onde os "inicados" são as empresas donas
> do software.Reconheço que é necessário um mínimo de esforço para alguém
> aprender a mexer com Linux, mas eu entendo
> que faz parte desse esforço perguntar... E se somos uma comunidade, não
> custa nada ser educado e responder
> (mesmo que seja uma resposta onde diga pra pessoa que ela tem que se
> filiar a outra comunidade), afinal tb
> é norma dessa lista a boa educação(bem diferente do q temos visto em

aqui é uma lista sobre debian gnu/linux e aplicativos relacionados.

> Finalmente, acho q uma atitude a ser adotada seria a indicação de um
> outro local onde a questão seja respondida
> uma outra lista, ou mesmo uma breve explicação de como consultar o
> histórico da lista(cois que poucas pessoas têm
> feito [eu tb cometi essa gafe outro dia ao mandar uma pergunta q jah
> estava respondida]).

concordo de novo em genero numero e grau.

> Não espero que ninguém responda isso q escrevi, mas como disse o Fred,
> isso não resolve.
> Agradeço à quem me ajudou, e espero ajudar mais sempre que puder.

resolve ou nao resolve ?
acho que apenas o povo da d-u-p deveria ser mais politico ....
nao apenas tecnico .... afinal software livre nao eh apenas programas e toda
uma idiologia envolvida nisto