From: "Christian Lyra" <lyra@pop-pr.rnp.br>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Tuesday, September 02, 2003 6:36 PM
Subject: Re: Memoria

complementando...

> Se não estou enganado, o gerenciador de memória do Linux faz cache das
> aplicações executadas, em prol de uma melhor velocidade, principalmente
> quando utiliza bibliotecas compartilhadas.

Sim.. isso é verdade. Quando vc roda o comando free, ele te mostra isso,
como
no exemplo abaixo:
lyra@viper:~$ free
            total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:        254832     247432       7400          0        268      72932

O ultimo parametro te mostra quanta memoria esta no cache. Entao na verdade,
mesmo o quanto vc tem disponivel num dado momento eh = "used" - "cached"

Não se preocupe quanto a isso,
> se for necessário mais memória, o kernel liberará as que estavam
> previamente alocadas no cache.

O importante a ressaltar eh que vc tem que ficar sim preocupado quando a
maquina como a usar o swap! antes disso nao :-)

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br
http://wecanstopspam.org

  Thus spake the master programmer:
  ``Though a program be but three lines long, someday it will have to be
maintained.''
The Tao Of Programing