Re: Desistindo do Mozilla

Está nos registros oficiais que em Sat, 1 Feb 2003 11:36:45 -0300 (ART)
Pablo Henrique <pablohstc@yahoo.com.br> manifestou-se nestas palavras:

> Nossa amigo sei que e dificil discutir sobre
> linguagens mais javascript e muito bom mesmo, deixa um
> site mais robusto por exemplo fiz um arvore como php,
> mysql e javascript vou abrindo os ramos sem dar
> refresh na página(uso um iframe auxiliar) e muito bom
> isso vc não acha(se quiser te passo a url para
> testar)? Se não tivesse javascript iria ficar um
> meleca.

Iria. Mas a questão é: Navegador deveria ser cliente de aplicações complexas ?

Eu particularmente acho que não. Aposto no php-gtk pra aplicações "web" num futuro próximo. A interface é o grande problema das aplicações web, como o ZOPE, o phpgroupware, web-mails... etc.

Não estou querendo dizer que não existam ótimas aplicações que funcionem no browser. Mas é um pesadelo fazê-las funcionar... por causa do bendito JavaScript...

Tem malucos que conseguem resolver o labirinto, o pessoal do mysql(pgsql)admin, por exemplo, usa JavaScript para fazer uma árvore dos bancos de dados e tabelas, que funciona bem no Mozilla, no IE, e (em versões anteriores, não testei com a última, no Netscate 4.X!). Tenho até medo de olhar o código 8-D

> Entre em msdn.microsoft.com e procure por javascript
> boa parte dos comandos eles dizem que estão de acordo
> com W3C exemplo document.all[] agora você pode usar
> document.getElementById tanto no mozilla quando ie.

Então, foi o que disse! essa estrutura que define o qual objeto no navegador é o "document.all" é que está definido no DOM, que acho que é um padrão da W3C. O problema é a sintaxe para se fazer coisas um pouquinho mais complicadas... expressões regulares, por exemplo 8-D

Sinceramente, adoraria que programar em JavaScript não fosse o inferno que é hoje, e pior, muitos programadores pensem que a implementação do JScript do IE seja a referência...

Mas pelo que sei da história dessas "incompatibilidades", não dá pra imaginar um bom futuro pro JavaScript. Só se todos adotarem uma nova linguagem com o mesmo propósito, mas desta vez sem essa concorrência desleal que trouxe as coisas a este ponto.

Abraços,

Luis Alberto.

--
        Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br
    ICQ#30169722 - lagc no canal #debian-br em irc.debian.org

    Músico amador                          Tradutor solidário
    Jornalista voluntário             Programador pós-moderno

CIPSGA - Software Livre no Brasil   ->   http://www.cipsga.org.br
Projeto Debian-BR                   ->   http://www.debian-br.org